Rihanna e Greta Thunberg apoiam protestos de agricultores indianos. Entenda o que eles querem

Hindus protestam contra críticas feitas por celebridades ao governo indiano, que vem reprimindo os protestos de agricultores no país Foto: MONEY SHARMA / STF

O movimento dos agricultores indianos ganhou o apoio de celebridades internacionais esta semana, depois que o primeiro-ministro Narendra Modi intensificou a repressão aos protestos e decretou, de forma arbitrária, a prisão de manifestantes e jornalistas. A suspensão das conexões de internet na região de Nova Délhi pelas autoridades também gerou críticas.

No Twitter, a cantora pop Rihanna e a ativista ambiental Greta Thunberg saíram em defesa dos agricultores e criticaram a decisão do governo de cortar o sinal de internet nos arredores da capital, onde os manifestantes estão acampados há dois meses. As publicações foram amplamente compartilhadas e parecem ter incomodado as autoridades da Índia, que emitiram uma nota de repúdio na quarta-feira.

“Antes de nos apressarmos em comentar tais assuntos, instamos que os fatos sejam apurados e um entendimento adequado dos temas em questão seja realizado”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores indiano. “A tentação de hashtags e comentários sensacionalistas nas redes sociais, especialmente quando utilizados por celebridades e outras pessoas, não é exata nem responsável.”

Apoiadores do governo também foram às ruas nesta quinta-feira protestar contra o que chamam de “interferência nos assuntos internos a mando de separatistas”, e queimaram cartazes estampados com os rostos de Thunberg e Rihanna. A polícia indiana disse que está investigando uma suposta conspiração internacional depois que o protesto dos agricultores ganhou repercussão fora do país.

A briga entre Modi e os agricultores diz respeito às reformas feitas em setembro, que afrouxaram as regras para a venda, fixação de preços e armazenamento de produtos agrícolas que por décadas protegeram os agricultores de um mercado livre irrestrito. Os pequenos produtores temem que as mudanças os tornem vulneráveis à competição de grandes empresas e que possam eventualmente perder garantias de preços de produtos básicos como trigo e arroz.

A agricultura ainda é a principal fonte de trabalho e renda para 58% da população indiana.

Source: Rihanna e Greta Thunberg apoiam protestos de agricultores indianos. Entenda o que eles querem (globo.com)

  • 712