Protesto agrícola na Índia homenageia os mortos nas manifestações

Nova Delhi, 20 dez (Prensa Latina) Milhares de agricultores da Índia que exigem a revogação de três novas leis que denunciam por entregar o setor a grandes agroindústrias, hoje homenageiam os manifestantes mortos no protesto contra essas leis.
O grupo de sindicatos de agricultores da Índia Samyukta Kisan Morcha lançou um apelo para prestar homenagem póstuma aos que caíram no protesto deste dia. Reuniões de condolências, correntes humanas e fotos dos mortos foram exibidas em mais de 100.000 aldeias em todo o país.

A marcha de agricultores, em sua maioria dos estados indianos de Punjab e Haryana, acampou desde 26 de novembro passado nos arredores de Nova Delhi. Os manifestantes bloquearam várias estradas em protesto contra as novas leis agrícolas, que afirmam abrir o caminho para a exploração comercial.

Pelo menos 33 agricultores que participaram das manifestações morreram devido a acidentes, doenças e condições climáticas hostis, disse a organização agrícola All India Kisan Sabha em um comunicado.

O governo tenta acalmar as preocupações dos camponeses e argumenta que as novas regras permitirão que eles comercializem seus produtos e aumentem a produção por meio do investimento privado. Mas várias rodadas de negociações ainda precisam resolver a crise.

O Executivo se recusou a revogar as leis e se ofereceu para fazer emendas em seu lugar, enquanto os trabalhadores do campo permanecem firmes em suas reivindicações e intensificam os protestos, reportou o portal Scroll.

Os agricultores temem que as reformas enfraqueçam o mecanismo pelo qual o governo compra seus produtos, levando à desregulamentação dos preços das safras e à perda de uma remuneração justa pelas safras, deixando-os à mercê dos grandes negócios.

O protesto agrário foi apoiado no final de novembro por uma greve nacional de 250 milhões de trabalhadores, junto com estudantes, mulheres e organizações da sociedade civil, que também atacaram um conjunto de novas normas trabalhistas e a onda de privatizações no país, entre outras demandas.

tgj / abm / db

Source: https://www.prensalatina.com.br/index.php?o=rn&id=37009&SEO=protesto-agricola-na-india-homenageia-os-mortos-nas-manifestacoes

  • 1,101